quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Resumo do Romance Dois Irmãos de Milton Hatoum

 O romance Dois Irmãos de Milton Hatoum relata a rivalidade entre dois irmãos gêmeos de Manaus. Yaqub e Omar, irmãos idêntico na aparência, mas com personalidade totalmente diferente. O ciúme as brigas começam na infância quando os gêmeos se apaixonam pela mesma garota. Omar com ciúmes de ver o irmão conversando com sua amada deixa uma cicatriz de meia lua no rosto do irmão. Zana mãe dos garotos e protetora de Omar manda Yaqub para o Líbano para evitar as brigas entre os irmãos, por onde fica por cinco anos. Na escola Yaqub era um ótimo aluno, então decide ir para São Paulo continuar seus estudos, forma em engenharia e casa-se. A mãe dos garotos resolve mandar Omar para São Paulo para crescer na vida com o exemplo do irmão, mas quando chega a capital, descobre que a esposa de seu irmão era Lívia sua primeira paixão, revoltado Omar estraga as fotos do casamento e rouba o dinheiro do irmão, aumentando a raiva de Yaqub. Halim e Zana os pais dos meninos queriam que os filhos se reconciliassem. O Halim morre. Rochiram um amigo de Omar que engenheiro quer construir um hotel em Manaus. Zana envia uma carta para Yaqub convidando para trabalhar com o irmão e seu amigo, mas este rejeita a proposta da mãe. Zana morre, Yaqub planeja como vingar do irmão, entra com um pedido de prisão contra Omar que é preso por um tempo. Rania irmã mais nova dos gêmeos não aprova a atitude do irmão e pede que retire a queixa contra Omar, o que não aconteceu. Rania morava na casa dos pais, mas perde para Rochiram com pagamento das dividas de Omar, restando somente o quarto do fundo o de Nael filho de Domingas a empregada intima da família. Nael é o narrador da historia e busca no decorrer desvendar qual dos gêmeos é seu pai.



Análise Crítica do Romance Dois Irmãos de Milton Hatoum

 O romance Dois Irmãos, de Mliton Hatoum, conta a historia de dois irmãos gêmeos de Manaus que são rivais. A obra é narrada através de fash back, há uma concatenização entre as idéias, apesar de não ser linear, existe uma seqüência uma lógica de sentidos, é coerente e de fácil entendimento. O núcleo principal é formado pela rivalidade entre os gêmeos, Yaqub e Omar, sendo secundários a paixão entre Zana e Halim a atração física de Rania pelos irmãos entre outros. Apresenta intertextualidade bíblica quando compara Yaqub e Omar com Caim e Abel, Halim a Jó. O romance em estudo possui múltiplos lugares, Manaus (casa dos gêmeos, armazém da família )lugar onde acontece a maioria dos fatos, Líbano e São Paulo. Os fatos são narrados em tempo psicológico, as cenas do passado aparecem como algo que esta se passando naquele momento. As personagens do romance em epigrafe são planas e esféricas, Omar é plana, pois permanece do inicio ao fim com as mesmas características não existe mudança ao decorrer da obra, já Yaqub é uma personagem esférica, pois retorna do Líbano com atitudes diferentes. O desenrolar da trama acontece a partir do contraste entre os irmãos. A obra não apresenta realismo fantástico, traz semelhança com a realidade ( verossimilhança). O foco narrativo é em primeira pessoa, o narrador participa da historia, narrador-personagem. A obra também é um romance aberto, por se aproximar com a realidade da vida, permite o leitor fazer profundas inferências  tornando um co-autor da obra e ainda é polifônico  estruturar-se em torno de um grande conjunto oral, varias vozes se cruzam e se alteram.

4 comentários:

  1. Cris, sua análise ficou ótima! Você soube montar um texto abordando vários tópicos de análise de um romance. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito dessa obra e você fez uma análise muito boa. Explicitou todos os detalhes, mostrando os pontos relevantes e que fazem desse livro uma ótima história.

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante a busca de Nael para saber quem é o pai dele, através de suas memórias do convívio com a família árabe para que a sua vida possa fazer algum sentido.

    ResponderExcluir
  4. Também tive a oportunidade de ler esta obra que é muito interessante e relevante quando se trata das brigas entre irmãos.Cristiane conseguiu mostrar os altos e baixos da história.Dois Irmãos mostra a decadência de uma família libanesa que morava no Brasil, dentro dela havia conflitos entre os irmãos gêmeos, proteção demasiada da mãe pelo filho casula, entre outros fatos que marcam a história.

    ResponderExcluir