segunda-feira, 5 de setembro de 2011


 Comentário:

   Sobre a comédia de WILLIAM SHAKESPEARE


Comédia de Erros


  A comédia é caracterizada pela sua leveza e pela sua alegria, as personagens são seres humanos reais. Como é comum entre as comédias está enfoca senas bíblicas.
  A comédia narra à história de um comerciante de Siracusa que têm dois filhos gêmeos que são idênticos, compram dois escravos para servir seus filhos que também são gêmeos e idênticos. Por conseqüência de um naufrágio Egeu é separado de sua esposa de um dos filhos e de um dos escravos, estes vão para Éfeso. Egeu depois de muito tempo sai para procurar por seu outro filho e é condenado à morte por atravessar a fronteira das cidades rivais Éfeso e Siracusa. Próximo à execução Egeu conta o seu passado ao duque de Éfeso, que comovido substituir a pena de morte por um resgate de mil marcos. Sem que Égeu saiba também estava nesta cidade o filho e o escravo que tinha o mesmo objetivo. O que provoca uma serie de mal-entendidos. A partir da ai tem se uma grande confusão, as personagem por serem idênticas se misturam causando grandes risos ao público. No final tudo se dar bem o duque perdoa Egeu e todos ficam felizes.


 FONTE: Biblioteca Municipal de Montes Claros (centro cultural).

4 comentários:

  1. Como toda obra de Shakespeare, a história parece ser interessante. Gostei da análise, só queria que tivesse explicado mais sobre os personagens. ^^

    ResponderExcluir
  2. A intertextualidade com as comédias gregas deixa ainda mais bacana essa obra, muito boa a pela análise.

    ResponderExcluir
  3. A comédia dos erros,de William Shakespeare,é uma história em que o humor ocorre quando os personagens principais,os dois Éfasos, e seus escravos são trocados por eles mesmos, pelo fato de serem gêmeos idênticos,tanto os Éfasos quanto os escravos.Mas ao final da história tudo se resolve. Cristiane conseguiu descrever muito bem a comédia,ficou clara e nos entusiasma a querer ler a história.

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma ótima comédia, Shakespeare brinca com as aparências, já que na obra existem os gêmeos que causam toda a confusão. Muito boa a análise do livro Cristiane.

    ResponderExcluir